Dia da Amizade e a sua importância social fellipe 6 de agosto de 2021

Dia da Amizade e a sua importância social

Em 20 de julho é comemorado o Dia Nacional do Amigo e, no dia 30 do mesmo mês, o dia internacional da amizade. São datas muito especiais para as crianças e adolescentes com deficiência – principalmente para as neurodiversas como autistas, pessoas com deficiência intelectual, com síndromes e demais transtornos do neurodesenvolvimento.

Ter amigo é contar com uma rede de apoio. É saber que você pode compartilhar momentos bons e ruins. Novidades e conquistas. Viver experiências que podem ser extraordinárias ou apenas coisas simples do dia a dia. Ter um amigo é ter alguém para contar independente da ocasião. Todos precisam de amigos. Somos sociais, e as pessoas com deficiência não devem ser privadas de uma amizade.

Dentro dos círculos de amizades é possível encontrar vários tipos de parcerias: alguns são bons para passear, outros para dar conselhos, bater um bom papo, viajar, ir a restaurantes.

Porém, existem pessoas que dificilmente ganham espaço dentro de uma amizade, por serem diferentes e, muitas vezes, por não se enquadrarem no dito “normal” ou não corresponderem ao que a maioria acredita ser um padrão.

Crianças e adolescentes com deficiência são julgados como incapazes, infantis ou esquisitas apenas por serem diferentes. Na maioria das vezes as crianças e adolescentes neurodiversas não têm amigos. Em grande parte das vezes, isso acontece por conta de preconceito, discriminação ou “simplesmente” por falta de empatia ou oportunidade.

Trazer visibilidade para este assunto não é apenas um trabalho pontual voltado para o Dia Internacional da Amizade, mas um tema histórico e recorrente, que muitas vezes ficou restrito às famílias com pessoas com deficiência.

Fazer a ponte e unir as pontas é um gesto simples que pode mudar a vida dessas pessoas – as quais muitas vezes são invisíveis perante a sociedade.

Pensando nisso, há 27 anos o Friendship Circle iniciou um trabalho de inclusão social de crianças e jovens com deficiência intelectual e suas famílias.

Pular para o conteúdo