Mãe de garoto autista dá depoimento, pede menos preconceito e maior acesso ao diagnóstico fellipe 2 de abril de 2018

Mãe de garoto autista dá depoimento, pede menos preconceito e maior acesso ao diagnóstico

Hoje é o dia mundial da conscientização do autismo! Quero deixar meu depoimento para que outras crianças tenham o mesmo privilégio de ter diagnóstico e de serem bem tratadas, tendo menos preconceito e o máximo de independência! Sou Mãe do Arthur que é autista (nível 1, grau leve), não me envergonho de dizer, pois tenho muito orgulho do meu filho, creio com toda certeza e convicção que Deus colocou ele na família certa.

Sou fisioterapeuta especialista em neuropediatria e trabalho com crianças especiais. Sempre soube que Arthur tinha algo. Desde bebê, pra mim ele era diferente. Percebia, por trabalhar com crianças especiais no dia a dia. Na hora de mamar ele não olhava para mim e tinha dificuldade com a fala. Meu marido me dizia que eu via coisas onde não existiam.

Enfim, deixei-me convencer que não era nada, apesar do Arthur não gostar desde pequeno de interagir! Fiquei grávida de uma menina quando Arthur tinha 10 meses (Helena foi a maior benção que Deus pode dar ao Arthur, por estimulá-lo na fala e interação) e foi uma reviravolta em nossas vidas! Só que o Arthur sempre teve seu desenvolvimento motor normal. Com 1 ano e 1 semana andou, mas a comunicação e o contato visual eram sempre deficitários. Todos me diziam que ele era preguiçoso, e eu, muito desesperada!

A diferença apareceu quando ele foi para escola, e diante das dificuldades procuramos duas opiniões de Neurologista, em Cuiabá e São Paulo, que confirmaram o diagnóstico. Quero dizer que o diagnóstico não é o fim, e sim o início de uma melhor compreensão sobre o meu filho! Ele não deixa de ser o Arthur, amável, autêntico, carinhoso, que gosta de abraços, gentil e inteligente. Ele se comporta de tal forma, e é tão capaz de nos surpreender, que às vezes até nos assusta. Capaz de entender a beleza de pequenos gestos que geram uma gratidão!

Já enfrentamos muitos preconceitos, mas temos muito apoio. Espero que muitas crianças possam ter esse privilégio de encontrar suporte e amparo na confirmação do diagnóstico, pois segundo pesquisas existem mais de dois milhões de autistas no país, mas apenas 10% são diagnosticados.

E que a sociedade possa julgar menos e se conscientizar que o autismo é apenas uma forma diferente de ver o mundo. E que a inclusão social possa fazer parte de nosso dia a dia nos diversos ambientes da sociedade.

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?id=15144&noticia=mae-de-garoto-autista-da-depoimento-pede-menos-preconceito-e-maior-acesso-ao-diagnostico

Pular para o conteúdo